domingo, 20 de abril de 2008

em FOCO

Olá amigos!

Tenho a felicidade de lhes contar a última novidade do meu livro Manual Bem-Humorado dos Privilegiados Auditivos... Desta vez ele saiu numa matéria no jornal em Foco, o informativo bimestral do Funcraf e HRAC/USP (Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais) também conhecido como Centrinho, e para quem não sabe, um centro de excelência em sua área de atuação reconhecido como referência mundial pela Organização Mundial da Saúde.
Deixo aqui um agradecimento especial à Elaine de Souza por abrir este espaço e a todos os que continuam me incentivando a continuar divulgando a mensagem do meu livro.
A matéria, na íntegra, está disponível no site do Hospital:
.
.
Já aproveito para convidá-los a visitar o site, que traz informações bem interessantes. Para concluir, faço minhas as palavras com que a Elaine conclui o editorial desta edição:
"(...) É assim: com dicas de qualidade de vida, com relatos bem-humorados de quem tem deficiência mas não é deficiente, com sorrisos largos e braços abertos que o Em Foco chega em sua edição número 44. Ótima leitura! "
*
Manual bem-Humorado dos Privilegiados Auditivos- a deficiência física sob um novo prisma
Filho de comerciantes descendentes de italianos, Gustavo de Amorim nasceu e morou em Criciúma até completar seus estudos secundários. Aos dezenove anos mudou-se para Florianópolis, onde se formou em Farmácia (2004) e Bioquímica (2007) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Como teve perda auditiva severa bilateral desde criança, usa desde então aparelhos auditivos para amplificar os sons e desta forma poder ouvir e se comunicar melhor.
Em sua curta carreira literária já teve o poema Prometeu Desacorrentado premiado em concurso literário promovido pela Academia Criciumense de Letras, em 2005. Em 2006 (com patrocínio da Vitasons Soluções Auditivas e apoio da Fundação Cultural de Criciúma), lançou o Manual Bem-Humorado dos Privilegiados Auditivos - a deficiência física sob novo prisma, em Florianópolis e Criciúma. Em abril de 2007, participou como expositor de seu livro na VI Feira Internacional de Tecnologias de Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (Reatech 2007), em São Paulo. Em junho participou do Seminário de Literatura Catarinense - promovido pela Fundação Cultural de Criciúma- e autografou sua obra na II Bienal Catarinense do Livro, em Lages. E, em setembro, participou como expositor (autor independente) da XIII Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro.
Profundamente contemporânea, a obra traz um olhar incomum sobre o que se convencionou, no Brasil, chamar de deficiência física. A sabedoria contida no livro, aparentemente voltado apenas aos deficientes auditivos, é dirigida, na verdade, a todos aqueles que reconhecem e desafiam suas próprias limitações, sejam elas físicas ou mentais. Trata-se de uma aula de auto-estima e lição de vida.
Além do valor literário, o livro também tem alcance pedagógico e acadêmico, já que está sendo utilizado em monografias de Educação Especial. Hoje, além de estar buscando apoios a fim de viabilizar a tradução(...) de sua obra, o jovem autor está finalizando seu segundo livro - As Emoções Bárbaras.

Grande abraço!
Gustavo de Amorim

Nenhum comentário: